Presidência Nacional do PMDB

Câmara dos Deputados

Ed. Principal Ala B sala 6, Praça dos Três Poderes

Brasília - DF - CEP 70160-900

pmdbnacional@gmail.com

(61) 3215-9206 / 3215-9209




X

Eunício Oliveira pede que Dilma anuncie perdão de dívida agrícola

ACS/Sen. Eunício Oliveira

28 de março de 2013

Brasília (DF) - Em pronunciamento realizado nesta quarta-feira (27), o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE) pediu a presidente Dilma Rousseff que anuncie como medida de auxílio aos produtores nordestinos que sofrem os efeitos da seca, o perdão da dívida agrícola. Ao relatar a grave situação enfrentada pelas famílias da região nordeste, em especial do Ceará, Eunício disse esperar que o governo anuncie ações efetivas no próximo dia 02, quando será realizada reunião da presidente com ministros e governadores dos estados que integram a área de atuação da Sudene, em Fortaleza. “Espero que no próximo dia 2, a presidenta Dilma possa anunciar o perdão das dívidas bancárias dos micro e pequenos produtores rurais, que são aqueles que perderam praticamente tudo o que tinham com a seca e se encontram na mais angustiante das situações, à margem de qualquer rede de proteção, sem seguro-safra, sem bolsa-estiagem, sem Pronaf a maioria, sem condições de se manter no campo”, defendeu.

 

Eunício observou que mesmo após as chuvas registradas desde o último dia 19, as previsões dos serviços de meteorologia é que as precipitações estejam abaixo do normal para todo o ano e por esta razão merece atenção e empenho no âmbito municipal, estadual e federal. “Precisamos estar preparados para ajudar na retomada das atividades produtivas desses milhões de nordestinos que hoje apenas conseguem o mínimo para sobreviver”, alertou.

 

Como iniciativa positiva no combate aos efeitos da estiagem, Eunício reconheceu o avanço dado pelo Comitê Integrado da Seca, coordenado pelo Governador Cid Gomes e que mobiliza os representantes do governo estadual, das prefeituras, dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil no estado. Ele informou que na oportunidade foi anunciado investimentos de R$ 1,4 bilhão para a ampliação e o fortalecimento dos sistemas de abastecimento d’água, barragens e também para a construção de 95 quilômetros de adutoras e reforço do sistema de bombeamento do Eixão das Águas como também para a construção do açude Lontras, na Chapada da Ibiapaba.

 

Eunício ainda chamou atenção para a necessidade de garantir a recuperação de poços profundos, aumento do número de carros-pipa, subsídio para compra de ração e milho e a desburocratização do transporte, reposição de rebanhos e recuperação de propriedades. “É por isso que junto minha voz de nordestino e sertanejo em busca do empenho de todo o Governo Federal às ações emergenciais em andamento, e que as próximas anunciadas por nossa Presidenta realmente sejam prioritárias”, disse.

0 Comentários

Deixar um comentário


6 − = 3

Flickr Youtube Facebook Rss