Presidência Nacional do PMDB

Câmara dos Deputados

Ed. Principal Ala B sala 6, Praça dos Três Poderes

Brasília - DF - CEP 70160-900

pmdbnacional@gmail.com

(61) 3215-9206 / 3215-9209




X

Marinha Raupp debate plano de desenvolvimento sustentável para agricultura familiar em Rondônia

Assessoria da deputada Marinha

14 de junho de 2017

Brasília (DF) – Atendendo a um pedido da deputada federal Marinha Raupp (RS), a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) ligada ao Ministério do Meio Ambiente, realizou uma reunião para apresentar as ações desenvolvidas e apoiadas pelo Ministério no Estado de Rondônia.

“O objetivo é iniciar a articulação de parcerias institucionais, visando à construção de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Agricultura Familiar no Estado, a começar com um piloto no município de Presidente Médici, que tem sua economia baseada no setor produtivo, e toda a Região da BR-429, que abrange cinco municípios”, explicou a deputada.

De Brasília, participaram do encontro representantes da Embrapa; da Fundação Banco do Brasil; do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; da Secretaria de Governo da Presidência da República, que atuam nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, incluindo a secretária da SEDR, Juliana Simões.

Por Rondônia, contribuíram com a reunião o secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado (Sedam), Francisco de Sales; o gerente de convênios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Francisco de Assis Sobrinho, a extensionista social da Emater, Irisvone Magalhães e o vice-prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro.

A secretária Juliana informou que o Ministério do Meio Ambiente já possui um consultor para fazer o assessoramento na elaboração deste plano, levando em conta cada ação já desenvolvida pelas instituições representadas. “A partir desta troca de informações vamos mapear as ações deste importante plano para Rondônia, que será uma inovação social na agricultura familiar. Parabéns a deputada Marinha por sempre estar à frente das ações de planejamento e desenvolvimento com sustentabilidade para seu Estado”, pontuou a secretária.

Após rodada de conversas com outras instituições como o BNDES, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Ministério da Aquicultura e Pesca, e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), haverá uma nova reunião para que a Secretaria apresente um esboço do plano e posterior encontro em Rondônia, junto com o Governo do Estado.

“Este plano vem para agregar as ações integradas já desenvolvidas no Estado. Rondônia é produtiva, pujante e esta em pleno desenvolvimento. Vamos trabalhar a inovação social, o fortalecimento da extensão rural e o componente indígena com foco da agricultura familiar”, finalizou Marinha Raupp.

0 Comentários

Deixar um comentário


− 1 = 8

Flickr Youtube Facebook Rss