Presidência Nacional do PMDB

Câmara dos Deputados

Ed. Principal Ala B sala 6, Praça dos Três Poderes

Brasília - DF - CEP 70160-900

pmdbnacional@gmail.com

(61) 3215-9206 / 3215-9209




X

PMDB Afro-RJ defende políticas públicas voltadas à saúde da população negra

PMDB-RJ

31 de março de 2016

Rio de Janeiro (RJ) - O PMDB Afro-RJ realizou nesta terça-feira (29/03) seminário sobre anemia falciforme como parte do seu planejamento anual que inclui propostas, a serem pactuadas com a administração pública, voltadas à Política Nacional de Saúde da População Negra. O encontro aconteceu no auditório do PMDB e contou com a participação da conferencista Dra. Heloísa Helena P. M. Silva, médica hematologista do Hemorio.

“Com as informações e dados adquiridos no seminário, encaminharemos uma solicitação ao Ministério da Saúde pedindo informações sobre os Programas Nacionais de Saúde da População Negra, destacando a anemia falciforme. Com base nisso, iremos elaborar um documento sobre o tema, a ser encaminhado às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios como forma de contribuir na gestão da saúde”, pontuou Nayt Jr., presidente do PMDB Afro-RJ.

Ele lembrou, ainda, estar em contato com o secretário municipal de Coordenação de Governo do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, no sentido de a prefeitura abraçar a causa da política nacional da população negra.

População negra é mais vulnerável à doença

A preocupação do PMDB Afro-RJ com relação à anemia falciforme, deve-se ao fato de que no Brasil cerca de 8% da população negra sofre dessa doença. “Por causa da enorme miscigenação em nosso país, a anemia falciforme ocorre, em menor escalda, em pessoas declaradas brancas ou pardas”, observa a hematologista Heloísa Helena.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que se caracteriza pela alteração dos glóbulos vermelhos, deixando-os em forma de “foice”, por isso o nome falciforme. As células têm a membrana alterada e quebram com facilidade, causando anemia.

0 Comentários

Deixar um comentário


+ 3 = 6

Flickr Youtube Facebook Rss